segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma galinha

Olá!!!

Bom saber que todos estão interessados na leitura de Clarice Lispector. Este primeiro conto sobre o qual conversamos pode parecer muito superficial, mas é um retrato de como a mulher era vista na década de 60 (e, infelizmente, em alguns lugares até hoje).

Sendo assim, argumente em até 80 palavras uma semelhança da mulher com a galinha proposta por Clarice. Retire do conto um trecho que justifique a sua resposta.

Bom trabalho a todos!

22 comentários:

Tainara disse...

"A galinha é um
ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela
própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única
vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma." - Na década de 60 a mulher era vista dessa forma, um ser que não servia para nada, o Galo é como se fosse o homem, que nessa década era o "melhor" em tudo, o mais "poderoso". Eram tão "desprezadas" , que não fazia diferença está viva ou não .

Tainara Brito nº 37

kariny disse...

utiliza a galinha para demonstrar como a mulher era tratada como um objeto que so servia para a reprodução e que no final das contas era tradada como um "bicho" que nao falava,nao pensava, nao tinha vontade propria que tem de obdecer ao homem e seus desejos.

Pequena Maluk disse...

Clarice atravé de metaforas descreve como as mulheres eram vistas naquela época, como as mulheres eram inferiores aos homens, como nao tinham voz na sociedade, nao tinham liberdade para se expressar e expôr suas ideias e opniões, servindo apenas para cuidar do lar, ter filhos e cuidar deles. Diferente do homem que é comparado ao galo, quem tem liberdade para se expressar, expôr suas opniões e ideias, sendo assim mais importante e mais visto do que as mulheres daquela época.

Myllena nº 27

Paloma disse...

Quando a galinha estava sendo escolhida para o almoço, percebemos que as pessoas a achavam calma, encolhida num canto do cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Nunca se adivinhara nela algum anseio. Mas na verdade ela estava numa tremenda angústia, com anseio de sair daquela situação. Podemos comparar essa citação com a angústia emocional da mulher da década de 60. Ela vive em um constante conflito emocional, onde almeja condições diferentes de vida em sociedade. Deseja ter liberdade, ser livre, e não ter aquela vida a qual as mulheres daquela época estavam confinadas. Mas a sociedade não se importa com seus desejos e anseios, e a vê como “conformada” com essa situação.

Ewerson leon disse...

Clarice usa a galinha para fazer alusão à mulher por ser tratada pela sociedade como inferior ao homem, assim como o galo e a galinha é o homem e a mulher. No conto a galinha iria ser morta, mas como ela põe um ovo passa a ter serventia para o seu dono. Clarice demonstra seu pensamento em relação à mulher em vista da sociedade que trata o sexo feminino como inferior ao masculino.

Ewerson Leon N° 08
Turma:3008

Juan disse...

O conto da galinha expressa a realidade feminina na década de 60, a figura da galinha para a liberdade é um comparativo com a luta pela liberdade da mulher. Nesta década,as mulheres eram vistas apenas como um objeto sexual e reprodutivo,tratado sem o seu devido valor,que serviam para ter filhos e cuidar da casa apenas, um "adereço" para uso masculino e nada mais. E a autora visa fugir desse padrão,fazer a diferença e expressar suas ideias através do conto,pois ela não queria ser tratada como uma galinha e sim como uma mulher. Uma mulher com atributos além de sua beleza e capacidade de reprodução

Nanda disse...

Clarice utiliza a personagem de uma galinha, fazendo alusão à mulher não com sentido vulgar, mas sim biológico, pois nos anos 60 a mulher não tinha e não sabia se tinha direito a liberdade, sendo vista apenas como “procriadora”.

Fernanda Anjos nº. 10

nathalia disse...

Clarice mostra que como a galinha a , mulher só serve para ter filhos e cuidar da casa, se não puder fazer isso ela nõa serve para nada.
E mostra também que se a galinha fosse um galo teria saído melhor na fuga,quer dizer que o homem teria se saído melhor porque é simplesmente homem.
O que chama a atenção também é o fato de quem mais queria que a galinha fosse morta era a mãe, isso mostra que apropria mulher acaba aceitando que é apenas um objeto. E depois podemos perceber que mesmo depois dela ter botado ovo foi morta, isso nos mostra que mesmo depois da mulher ter filhos, ela acaba ficando de lado.

Nathália Nº 28

Anônimo disse...

No conto, Clarice faz menção à mulher dos anos 60 através da galinha, que no início do conto não servia para "nada", apenas para ser comida, como a mulher que não serve para nada, caso não tenha filhos e não saiba cuidar da casa. Mas quando a galinha pôs um ovo, após fugir da morte literalmente, ela foi considerada uma galinha importante, assim como consideram a mulher dessa época importante por ter filhos.
Andressa Arajo
nº:3

Juliαnα♥Leαndro disse...

Na década de 60 a mulher era vista como um objeto que serveria como meio de reproduzir e administra a casa. Clarice comparou-a com uma galinha porque na minha opnião a galinha serve para dar ovos ou ser comida e na história a mulher é vista para reproduzir e satisfazer o homem, fazer tudo que ele mandar. A galinha na história tenta fugir, escapar para não viraar comida, em comparação a mulher, o homem manda, se a mulher foge ou não faz o que o homem mandar ela é punida.

gabi_s2_romarinho disse...

" Nem ela propria contava consigo, como o galo crê na sua crista"

Ela não confiava na sua própria capacidade de fqazer as coisas, já o homem sempre estava à frente, na maioria das vezes desmerecendo a mulher. Assim como o galo era o dono do galinheiro, o homem se se comportava da mesma forma, achando que podia fazer tudo e a mulher servia somente para agradá-lo.

Gabriele Cordeiro Nº13

Giselle Fleury disse...

Parabéns pelos comentário, turma!!! Muito embora eu tenha visto mais no papel do que aqui, os que aqui estão são ótimos!!! Destaque para Gabriele, Juan, Juliana, Myllena, Nathália e Paloma. Parabéns!!!!

débora disse...

Naquela época de 60 a muLher era vista como uma dona de casa servia só para fazer filho um objeto e a sociedade naquela época achava que a mulher não era capaz, vamos botar um exemplo : trabalhar ganhar o seu proprio dinheiro para sua casa.I botava o homem lá em cima e mulher lá em baixo a mulher como inferior .
Homem o que o homem manda-se a mulher tinha q fazer a mulher naquela época era uma escrava para o homem.
A galinha na história tentar fugir, escapar para não virar comida, (em comparação a galinha com a mulher , a mulher queria a sua liberdade , mas como o homens naquela era se ele fala-se ela tinha q fazer se não vamos falar nas palavras popular (o negosso iria ficar feio até mesmo homem poderia até bater ) .
Débora Galvão N:7

Thayanne Marques disse...

Clarice usa a galinha no conto pra chamar a atenção das pessoas para que elas vejam a "semelhança" entre as mulheres da época de 60 e a galinha!
Ela mostra no conto que a galinha só servia pra uma coisa, servir aos homens e as mulheres como almoço e a mulher para servir o homem cuidando da casa e dos filhos.
Thayanne Nº 42

Igor disse...

"Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:— Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! ela quer o nosso bem!"
Nessa passagem vemos uma das semelhanças que Clarice destacou em sua obra, a mulher era vista apenas como "dona do lar", tinha quase como "dever" ter pelo menos um filho, marido e uma casa para cuidar de ambos, sem nenhuma escolha para correr atrás de seus sonhos.

Igor n°14

Thiago disse...

é a historia de uma Galinha que foi comprada para servir de refeição a uma família, mas que consegue fugir num vôo desajeitado. É a luta por vida, mesmo que numa existência da forma mais instintiva. No entanto, é perseguida pelo chefe da família, numa pândega corrida pelos telhados da vizinhança, até ser agarrada.

Thiago Nº40

Ruthy Guerra disse...

Nessa época dos anos 60,a mulher era tratada como objeto de beleza e de procriação,enfim,indignada do modo em que as mulheres eram postas nessa década,ela mostra neste conto que as mulheres possuem sentimentos, expressão e que merecem devido valor na sociedade...

Maria disse...

Clarice utiliza a galinha pelo fato da mulher na década de 60, não ser independente e viver para a casa, os filhos e o marido. Porque naquela época as mulheres não tinham liberdade de expressão, faziam o que para elas parecia ser o certo, casaram- se, tinham filhos e só, como se mulher não prestasse para mais nada, parecida com a galinha que só serve para a reprodução, se ela não reproduz não é digna de estar viva.


Maria Luzinete n° 24

Giselle Fleury disse...

Posts feitos até agora já lançados para nota.

Giselle Fleury disse...

Clarice associa a mulher à uma galinha pela forma que se vivia da década de 60. O normal era que uma mulher fosse caseira, cuidasse de seus afazeres domésticos, não trabalhasse fora, não tivesse liberdade de expressão e ficasse confusa com sua identidade. O mesmo acontecia com a galinha, era um animal criado para se reproduzir, era mantido em cativeiro, sem liberdade, era mantida viva apenas por ter colocado um ovo, assim servindo a família a qual pertencia. MARIANA ALVES n:25

Giselle Fleury disse...

Todos os posts lançados para nota.

Giselle Fleury disse...

Todos os posts lançados para nota.