segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vanguardas europeias

          O quadro de Salvador Dali acima é um exemplo clássico do Surrealismo. Tendo em mente a aula sobre vanguardas europeias, explique brevemente sobre o caráter surreal desta obra. Identifique características que comprovem tal caráter, explicando sua linguagem metafórica. (Utilize, no máximo, 60 palavras.)

* Este exercício encerra dia 24 de maio.

16 comentários:

kekinhacat_16 disse...

Essa imagem mexe com nossa mente,faz com que tentemos entender a mensagem que nos passa.
Caracteristicas como:desenhos que mexem com nossa visão e nossa imaginação.
Sua mensagem é de como ele via o mundo e a vida das pessoas após todas essas guerras.Como se nada fosse melhorar.

kekinhacat_16 disse...

Jéssica carvalho n°16

Pequena Maluk disse...

O quadro de Salvador Dali, passou-me a mensagem de que ele estava se libertando do mundo. Tendando sair do ''ovo''que é o mundo, tendo assim suas próprias opniões.


Myllena Nº 27

caio disse...

Acredito que o autor tenha tentado expressar a ideia do homem destruindo o mundo por completo.
Caio n°5

Ray Lima disse...

No caso do homem saindo de dentro da Terra, acredito ele quis dizer que era a libertação do homem na época em que apenas Deus era o centro de tudo.
nome: Rayane Lima n° 33

Juan disse...

Na minha opinião o pintor quer expressar nessa imagem o nascimento do homem para um mundo de sofrimento, é como se antes de nascer ele estivesse protegido, mas ao nascer ele é jogado para uma realidade cruel,podemos observa isso pela figura de uma mulher e uma criança com seus ossos a amostra,aparentando sofrimento,essa imagem é uma demostração da realidade humana,e de como o próprio ser humano é cruel.

kariny disse...

Acredito que a pintura expressa o sentido de que o mundo está em querra e que as pessoas estão "saindo" do mundo em um momento em que o mundo sangra por tanta violencia e que a morte ao lado passa a ser um mandante no respectivo momento. Tendo em mente o surrealismo, o pintor descreve em seu quadro o tipo de sentimento da época do acontecimento( em que foi feito o quadro).

NOME: KARINY LYS Nº: 21

Juliαnα♥Leαndro disse...

Acredito que o quadro transpasse uma visão do homem como se o feto fosse controlado pelo mundo conforme seu desenvolvimento, demonstrando o surrealismo.

Aluna: Juliana Serralha N° 20

Tainara disse...

Nessa imagem, conseguimos ver que Salvador Dali, vê pessoas presas em um mundo, difícil, cruel e impossivel sair, e quando tentamos sair, é difícil complicado, doloroso, vemos também que pessoas ao nosso redor, veem nosso esforço e sofimento e não ajudam, pessoas hipócritas que "mandam" e "ordenam" nosso sofrimento.

Nome: Tainara Brito n° 37

gabi_s2_romarinho disse...

Nome: Gabriele dos santos Cordeiro. Nº: 13.
Esse quadro demonstra as mudanças que passamos, quando estamos saindo do vínculo que nos protege e o quanto isso traz um sofrimento para nós.
Isso tudo seria resultado, de quando nós crescemos e estamos saindo do cuidado da mãe, para enfrentarmos a vida com outras pessoas, outros pensamentos e até mesmo outro mundo.

Paloma disse...

Com esse quadro Salvador Dali faz uma comparação negativa com outra pintura onde podemos ver Deus tocando no dedo de Adão, transmitindo-lhe vida. Nesse quadro de Dali podemos observar um homem tentando libertar-se do mundo, absorvendo as coisas boas e libertando-se das ruins, mas logo em sueguida quem o espera é a morte(o Diabo). PALOMA N. 30

Giselle Fleury disse...

Olá queridos,

Fechamos aqui o assunto Surrealismo. Gostaria de fazer algumas considerações sobre o quadro de Dali.

Muitas interpretações são possíveis neste obra, primeiro pelas referências externas que estão contidas nela (intertextualidade, como veremos em outro exercício mais à frente), segundo, pela característica de ser como um sonho, misturando realidades. A ideia do homem sair de um "mundo-ovo" ao mesmo tempo que passa a imagem de nascimento, nos leva à impressão de que o homem está morrendo, pelo contato iminente com a morte, à sua espera do lado de fora.

A observação de Paloma sobre o contato dos dedos ser uma intertextualidade com o quadro de Michelangelo que cobre o teto da Capela Sistina, no Vaticano, também é uma provável referência, sendo que aqui quem toca o homem é a morte no lugar de Deus.

Uma outra possível análise se baseia no próprio mapa. Vocês perceberam que o homem sai dos EUA e sua mão esmaga a Europa? O que isso poderia significar?

Parabéns a todos os que participaram, o trabalho está muito bom! Parabéns especial aos alunos Gabrielly, Juan e Paloma pelos comentários bem feitos e bem elaborados.

Abraços!

Igor disse...

O quadro de Salvador Dali me transmite a idéia, de que uma nova potência nasce no mundo e aquela que era a força dominante no mundo começa a ceder à essa nova ordem, tanto social, quanto culturalmente. Oque é mais que comprovado hoje em dia.

Igor n°14

Thiago disse...

depois da segunda guerra mundial as pessoas imaginavam que o mundo seria bem melhor, pois estavam muito enganados. O quadro mostra que o bebe está bastante assustado e a mulher imaginando que nasceria outro homem.


Thiago Romano Nº 40

Maria disse...

Acredito que essa imagem mostra, uma pessoa tentando fugir de um mundo onde tenha bastante sofrimento. Ao mesmo tempo parece um homem nascendo outra vez. Realmente essa imagem meche com a nossa imaginação, onde podemos interpreta- lá de diversas maneiras.


Maria Luzinete n ° 24

Maria disse...

Acredito que essa imagem mostra, uma pessoa tentando fugir de um mundo onde tenha bastante sofrimento. Ao mesmo tempo parece um homem nascendo outra vez. Realmente essa imagem meche com a nossa imaginação, onde podemos interpreta- lá de diversas maneiras.


Maria Luzinete n° 24